Elano

Elano iniciou sua carreira no Guarani, e atuou nas divisões de base pela equipe até o ano de 2000. Após uma breve passagem pela base da Inter de Limeira, chamou a atenção de grandes clubes e transferiu-se para o Santos em 2001, onde foi revelado juntamente com Diego, Robinho & Cia. Foi seu primeiro ano como jogador profissional no Santos




Vídeos



Elano, é treinador e ex-futebolista que atuava como meia.

Elano iniciou sua carreira no Guarani, e atuou nas divisões de base pela equipe até o ano de 2000. Após uma breve passagem pela base da Inter de Limeira, chamou a atenção de grandes clubes e transferiu-se para o Santos em 2001, onde foi revelado juntamente com Diego, Robinho & Cia. Foi seu primeiro ano como jogador profissional no Santos

Elano chegou ao Santos em 2001 para treinar com a categoria de base do clube, mas pouco tempo depois de ser contratado assinou seu primeiro contrato profissional no futebol. Neste ano, Elano começou a se destacar com alguns gols e boas partidas na temporada. Entretanto, foi em 2002 que a carreira do jogador decolou. Junto com uma bem sucedida safra de craques liderada pelo treinador Emerson Leão firmou-se como um dos principais jogadores na conquista dos dois títulos nacionais, em 2002 e 2004.

Jogando com a camisa 11 do time entre 2001 e 2004, atuou em 212 jogos e marcou 48 gols, entre eles, um na final do Campeonato Brasileiro, em 2002, contra um dos maiores rivais do Santos, o Corinthians. No time dos "meninos da vila" que encantaram o Brasil, Elano se consagrou um dos ídolos dessa geração recebendo o apelido de curinga da vila por poder atuar em diversas posições no meio campo, ataque e na lateral direita.

Em dezembro de 2004, após grande sucesso no Brasil, inclusive com convocações para a seleção nacional, foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por um contrato de cinco anos.

Quando atuava pela equipe, manteve regularidade como meio campista e foi o primeiro jogador de um clube ucraniano a ser convocado para a Seleção Brasileira em toda a história, ao ser chamado para um amistoso contra a Noruega, em 16 de agosto de 2006.

No clube ucraniano conquistou três importantes títulos, o bi campeonato Ucraniano nas temporadas 2004/2005 e 2005/2006. E também em 2005 conquistou a Supercopa da Ucrânia. Após o sucesso em território estrangeiro chamou atenção dos grandes clubes europeus, principalmente na Inglaterra.

Após suas boas atuações foi observado pelo treinador Sven-Göran Eriksson, do Manchester City, ele indicou o jogador para reforçar o meio campo da sua equipe na temporada seguinte. Em 2 de agosto de 2007, foi anunciado oficialmente pelo o clube inglês. Ao assinar com o time, ele se tornou o segundo jogador brasileiro a vestir a camisa dos Sky Blues na história do clube, precedido por Geovanni, ex-Cruzeiro.

Titular no time de Sven-Göran Eriksson, Elano conseguiu se firmar na equipe titular do City após a chegada do treinador Mark Hughes na temporada 2008-09. Após ser um dos principais destaques do time foi contratado pelo Galatasaray, assinando um contrato de quatro anos. Em sua chegada na Turquia, foi recebido por cerca de 1.300 torcedores.

Foi titular durante quase toda sua passagem pelo clube, tanto na temporada 2009-10, quanto na 2010-11.

Elano vinha de boas atuações no clube turco mas ele tinha o desejo de voltar a jogar no Brasil, e então o Santos o contratou.

Em seu retorno ao clube de formação teve um início excelente, pois além de se tornar um dos líderes da equipe em campo, também marcou muitos gols, coisa pouco comum em sua carreira. No Campeonato Paulista, onde o Santos sagrou-se campeão, Elano foi o artilheiro ao lado de Liédson, do Corinthians, com 11 gols.

O ano em que teve a volta do Coringa prometia, após um período conturbado no comando do treinador Adilson Batista, Muricy Ramalho assumiu a equipe e o time venceu a Copa Libertadores da América de 2011 pela terceira vez. Na partida final, realizada no Pacaembu contra o Peñarol, os santistas venceram por 2-1.

No Japão disputou o Mundial da FIFA de 2011. No torneio, o Santos acabou ficando pelo caminho ao ser goleado por 4 a 0 pelo Barcelona.

Em 7 de julho de 2012, em uma troca com o Grêmio, Elano foi negociado com a equipe gaúcha, que cedeu Ezequiel Miralles para o Santos. Foi apresentado na equipe Tricolor em 10 de julho de 2012. Sua estreia foi no dia 15 de julho, na vitória tricolor sobre o Cruzeiro por 3x1 em Belo Horizonte, válida pelo Campeonato Brasileiro.

Elano marcou o primeiro gol em partidas oficiais da Arena do Grêmio, em 30 de janeiro de 2013, na vitória por 1x0 contra a LDU, do Equador, pela Copa Libertadores da América, em um chute de rara felicidade, de longa distância, no ângulo. A equipe gaúcha precisava vencer por 1x0 para levar a decisão à disputa de pênaltis. O gol marcado aos 16 minutos da etapa complementar causou tamanha explosão na torcida gremista. A partida acabou indo para os pênaltis, onde a equipe gremista converteu 5 cobranças, contra 4 da LDU, eliminando a equipe equatoriana da competição.

Fora dos planos da diretoria do Grêmio para 2014, no dia 7 de janeiro foi confirmada sua transferência para o Flamengo por um ano, com o Grêmio arcando a metade do salário. Estreou com a camisa Rubro-Negra num empate por 2 a 2 contra o Duque de Caxias, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Marcou seu primeiro gol pelo Flamengo contra o Friburguense, jogo em que o Rubro-Negro venceu por 2 a 0. Após apenas quatro jogos disputados no campeonato brasileiro e sequencias de lesões, o Clube da Gávea o devolveu ao Grêmio, que por sua vez, acabou por rescindir o contrato com o jogador.

No dia 19 de setembro de 2014, o meia brasileiro assinou por três meses e jogou a competição da franquia da Indian Super League no Chennaiyin FC, equipe comandada pelo italiano Marco Materazzi. Elano foi um dos destaques do time no campeonato, consagrando-se campeão.

No dia 12 de janeiro de 2015, foi acertado o retorno de Elano ao Santos, clube que o revelou para o futebol. Em maio de 2015, Elano estendeu seu vínculo com o Peixe até o final do Campeonato Paulista de Futebol de 2016.

Em 2015 conquistou o Campeonato Paulista, sendo o terceiro título paulista do jogador que já tinha ganho em 2011 e 2012.

Em 17 de junho de 2015, Elano foi emprestado ao Chennaiyin FC.

Retornou ao Santos em 22 de dezembro de 2015 para jogar o Campeonato Paulista de 2016 e em seguida deve encerrar a carreira.

Carreira como Treinador

Em 4 de junho de 2017, após o anúncio da demissão de Dorival Júnior como treinador do Santos, Elano foi confirmado como interino do Peixe na função.

No dia 30 de dezembro, foi confirmado que Elano não permanecerá no Santos para 2018

Seleção Brasileira

Convocado desde 2004, quando estreou numa partida das Eliminatórias para Copa de 2006 - o empate por 0 a 0 diante da Colômbia, em Maceió -, entrando no lugar de Magrão, participaria dos títulos da Copa América de 2007 e da Copa das Confederações de 2009.

Em maio de 2010, Elano foi convocado para a Seleção Brasileira, que disputou a Copa do Mundo, realizada na África do Sul. Ele marcou dois gols no torneio: o segundo gol da vitória de 2-1 sobre a Coreia do Norte e o terceiro da vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim. Entretanto, sofreu uma grave lesão durante o torneio, e não pôde participar da partida que culminou na eliminação do Brasil, contra a Holanda nas quartas-de-final. Foi convocado também na seleção de Mano Menezes para disputar a Copa América de 2011, em que a seleção foi eliminada pelo Paraguai.

Tipos de Trabalhos

- Presença VIP
- Talk Show

AT 02-09
Mande-nos uma Mensagem